PUBLICAÇÃO: Campos Novos se prepara para receber a 1° Edição da Festa Nacional dos Tropeiros

Publicação
19/04/2022 - 14:00:00
Atualização
19/04/2022 - 14:01:20

Campos Novos se prepara para receber a 1° Edição da Festa Nacional dos Tropeiros

Há centenas de anos, em suas andanças costumeiras, alguns dos tropeiros que passaram pelas estradas da região Sul, oriundos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, resolveram fixar morada no território de Campos Novos e proximidades. Em homenagem aos ancestrais que deixaram tantas marcas nestas terras, Campos Novos receberá a primeira edição da Festa Nacional dos Tropeiros nos dias 20 e 21 de agosto, no Galpão Crioulo. O evento é realizado pelo Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição de Campos Novos.

Desde já os preparativos estão sendo feitos para que este festival seja o maior evento na região focado no tropeirismo. O coordenador Giovani Primieri relata um pouco da história desses valentes aventureiros que serviram de inspiração para esta grande festividade. “A Festa dos Tropeiros é algo inédito realizado em Campos Novos. Ele é voltado para homenagear os tropeiros que abriram os caminhos para Campos Novos e região e instalaram as primeiras instâncias e primeiras fazendas. Aqui era realizado o tropeirismo de mula, de gado, de porco. Naquela época não havia caminhão, eles atravessam com os animais pelas longas estradas de chão, a pé. A história de Campos Novos é muito ligada a atividade tropeira. Nunca realizamos um evento que deixasse isso em evidência”, conta. Esta vida dura e difícil rendeu muitos aprendizados e uma cultura rica que é lembrada até hoje.

Para o festival estão sendo programadas atividades e concursos nunca vistos antes. “Vamos fazer uma grande festa. Promoveremos muitas atividades artísticas. Haverá concurso de dança Biriva, chula, declamação, todos trazendo o tema do tropeirismo. Realizaremos cavalgadas, palestras, oficinas, exposição de arreios antigos, prova de encilha de cavalo e arriamento de mula e muita comida típica”, revelou. Para animar os convidados, a festa contará com o show nativista do Quarteto Coração de Boto. Tudo oferecido gratuitamente.

Este é mais um evento cultural assinado e patrocinado por entidades que valorizam a história das pessoas que aqui se encontram. O coordenador mais uma vez ressalta a importância de atuar como mantenedor do tradicionalismo da região. “O sentimento de pertencimento é natural. Este evento é muito especifico sobre este tema que carrega o espirito de valorização e fortalecimento da cultura raiz da região”, conclui Giovani.

Uma produção cultural do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição de Campos Novos através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, com apoio do Instituto Humaniza e da Prefeitura de Campos Novos. Patrocínio da Enercan Campos Novos Energia S.A., das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc.


Galeria de Imagens


Nome do Autor: Instituto Humaniza
Fonte da Publicação: Instituto Humaniza

Compartilhe: