PUBLICAÇÃO: Comitiva do Instituto Humaniza vai à Brasília para reunião com Secretário da Cultura

Publicação
22/09/2022 - 14:21:00
Atualização
22/09/2022 - 14:24:43

Comitiva do Instituto Humaniza vai à Brasília para reunião com Secretário da Cultura

Membros dos projetos Lapidando Talentos, Músicos do Contestado, Inspirando Talentos e do Instituto Humaniza apresentam resultados socioculturais e sugerem alinhamentos técnicos a Lei de Incentivo à Cultura.

Criada em 1991, com o intuito de estimular o setor cultural através de incentivos fiscais, a Lei de Incentivo à Cultura, também conhecido como Lei Rouanet, é o dispositivo legal que permite que empresa privadas financiem projetos culturais através do abatimento de parcela do Imposto de Renda. A lei tem sido importantíssima para a promoção de projetos de inclusão social. Contudo, em junho deste ano, uma nova normativa surgiu fazendo alterações importantes e suscitando dúvidas. Com grande atuação em produções e projetos socias, o Instituto Humaniza já mobilizou cerca de 18 milhões de reais em projetos para a região, gerou mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Com foco em manter essa demanda e continuar a gerar emprego e renda e produzir cultura no sul do Brasil, a diretoria do IH solicitou um encontro com membros da Secretaria Especial da Cultura, em Brasília, para tratar questões diversas sobre os processos envolvendo os projetos socioculturais mantidos através de incentivos.

O diretor de projetos do instituto, Dener de Sousa, o professor e maestro do Músicos do Contestado, Marcos Arcari, o presidente da Associação Lapidando Talentos, Rafael Fachin, e o coordenador de produção do projeto Inspirando Talentos, Juliano Lima, formam a comitiva que vai até a Secretaria Especial de Cultura. O encontro está agendado para esta quarta-feira (21).

Entre as pautas a serem levantadas no encontro, estão os esclarecimentos sobre a nova normativa dos projetos, sugestões de alinhamentos na legislação para que projetos importantes na formação cultural não parem, e apresentação de indicadores de resultados de diversos projetos viabilizados pelo Instituto Humaniza junto à comunidade. Os profissionais atuantes nos respectivos projetos, que são produzidos pelo Instituto Humaniza, falam com propriedade sobre os resultados positivos relacionados a implantação dos mesmos. O bem-estar coletivo e individual apresentados pelos participantes das atividades é nítido.

Os profissionais, além das questões acima, desejam também apresentar em números o alcance que os projetos obtêm assim como a movimentação financeira e demais reflexos percebidos com a realização de atividades neste setor. Confiante, a equipe acredita que terá respostas positivas deste encontro. A inclusão social, a cultura, a educação e a educação ambiental são observadas principalmente por meio das ações promovidas através de iniciativas mantidas pela Lei Rouanet, defendê-las é essencial para contribuir para o desenvolvimento dos municípios. 


Galeria de Imagens


Nome do Autor: Instituto Humaniza
Fonte da Publicação: Instituto Humaniza

Compartilhe: