PUBLICAÇÃO: IMPOSTO DE RENDA: TRANSFORME SEUS IMPOSTOS EM DOAÇÕES

Publicação
31/03/2022 - 13:40:00
Atualização
05/04/2022 - 14:08:54

IMPOSTO DE RENDA: TRANSFORME SEUS IMPOSTOS EM DOAÇÕES

Todo ano pessoas jurídicas e físicas precisam fazer sua Declaração de Imposto, do contrário serão engolidas pelo Leão. Dessa exigência todo mundo sabe, mas você sabia também que parte deste imposto pode ser destinado a causas sociais? Destinar uma porcentagem de imposto de renda é uma forma de apoiar projetos através de leis de incentivo sem tirar dinheiro do bolso.

Como assim? A diretora do Instituto Humaniza, Magna Regina, entende bem desse assunto e explica como isso é possível. “Existem mecanismos para incentivar projeto que serão abatidos no Imposto de Renda. Pessoas jurídicas podem destinar até 4% para projetos culturais através da Lei Rouanet, 1% para o esporte pela Lei de Incentivo ao Esporte, 1% para o Pronas e para o Pronon, 1% para o fundo do idoso e 1% para o Fundo da Infância”, explica.

Pessoas físicas também podem destinar até 6% de seu imposto de renda, dividindo parte dos valores entre os projetos citados. Sendo que a porcentagem de doação permitida será definida de acordo com o período de doação. Por exemplo, se uma pessoa quiser abater do imposto de renda na declaração do exercício fiscal atual ela poderá destinar apenas 3%. Mas se no próximo mês ela quiser destinar para um projeto e abater no imposto de renda do ano que vem, ela pode destinar até 6%. Simples assim!

É tudo mais fácil do que parece. Quem está fazendo a declaração de imposto deste ano não precisa se preocupar com nada, pois o próprio sistema calcula a porcentagem.

Por que fazer essa destinação? Pense bem, você prefere fazer uma doação para um projeto social que vai ajudar centenas de pessoas ou para o Governo? Como se trata de um imposto que deve ser pago, a pessoa física ou jurídica pode escolher destinar o valor do imposto para um projeto. É uma decisão muito inteligente. Além disso, você pode verificar para onde este dinheiro está indo.  

Qualquer pessoa pode fazer a doação através do IR? Apenas os que fazem a declaração completa. Quem faz a declaração simplificada não podem fazer esse tipo de doação.

LEIS DE INCENTIVO FISCAL PARA PROJETOS: O QUE O BRASIL SABE? O QUE IGNORA?

Para esclarecer esse tema tão importante, a presidente do Instituto Humaniza, Magna Regina, e o diretor de projetos, Dener Souza, a convite do Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva, realizaram uma videoconferência, na noite desta terça-feira (29), com o tema ‘Leis de Incentivo: Para projetos Sociais de sua Região com o Imposto de Renda’. Participaram da conversa contadores, diretores de instituições, presidentes de Conselhos da Infância e do Idoso, Rotaty Club, CRC da Paraíba, catarinenses e gaúchos.

Qual análise e confirmação da diretora Magna Regina ao final da conversa? “Que assim como existem cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com pouca ou nenhuma informação sobre esse mundo de possibilidades, na Paraíba também existem. Muitos municípios e entidades deixam esse dinheiro de Impostos (que não é pouco), ir embora de sua cidade quando poderiam estar “interceptando” e os mantendo no município com projetos sociais, culturais e esportivos, entre outros”, lamentou.

Com informação precisa você pode fazer a diferença na vida de várias pessoas que podem ser ajudadas através de projetos de incentivo à cultura. Não deixe esse dinheiro para o Governo, entregue-os a quem realmente precisa.  


Galeria de Imagens


Nome do Autor: Instituto Humaniza
Fonte da Publicação: Instituto Humaniza

Compartilhe: