PUBLICAÇÃO: Livro resgatando a história de Campos Novos foi lançado nesta quarta-feira (08)

O evento fez parte da programação da Festa do Município.

Publicação
09/03/2023 - 11:20:00
Atualização
09/03/2023 - 11:31:13

Livro resgatando a história de Campos Novos foi lançado nesta quarta-feira (08)

Memórias em Fotos – Campos Novos Fonte de Inspiração. Esse é o nome da obra que foi apresentada, dia 08 de março, na Biblioteca Pública. O lançamento do memorial descritivo e fotográfico fez parte da programação das festividades alusivas aos 142 anos de emancipação político-administrativa do município catarinense.

Foi a partir do interesse do empresário Arno Rui Schaly, que iniciou a edição da obra documentária que resgata lembranças de Campos Novos (SC). A ideia inicial buscou interação com alunos das escolas públicas e privadas do município, por meio de um concurso, realizado pela empresa Bruno Industrial no ano de 2013. Neste primeiro momento foram resgatadas algumas fotos antigas de famílias camponovenses. Apesar da participação de alguns estudantes, o material captado ainda era insuficiente para a produção da obra. Foi após esse momento que o tradicionalista Benito Zandoná foi convidado para fazer parte do projeto.

Os autores do documentário tiveram colaboração de muitas pessoas, desde profissionais até os voluntários que com suas narrativas enalteceram o projeto. “Mais que profissionais que se dedicaram diretamente as pesquisas, redação, edição e demais fases do processo editorial, agradecemos as pessoas que generosamente colaboraram com está obra. São relatos que dão sentido às imagens”, comenta Arno Rui Schaly no agradecimento do livro.  

A obra está apresentada por capítulos que mostram costumes, economia, eventos, festividades, vivências, organização social e política, entre outros temas os quais identificamos o passado, além de estar anexado uma edição especial do Jornal A Tribuna – uma raridade do ano de 1941. “Meu pai encerrou essa profissão, mas guardou com carinho e respeito todos os negativos originais dos anos 50, e hoje, tudo o que faço em relação as fotografias, faço não apenas por hobby, mas principalmente em homenagem a meu pai”, compartilha Benito no livro. Ele é filho de Benedito Zandoná – primeiro fotografo oficial de Campos Novos. 
“Nesses rostos – alguns ilustres, outros anônimos, mas de qualquer maneira, singulares – é que encontramos nosso passado”, escreveu no prefácio, a pesquisadora e historiadora, Eloisa Baggio. Outra peça ilustre no projeto é a professora, pesquisadora e historiadora Enedy Padilha, a qual cedeu suas pesquisas para enriquecer o conteúdo histórico da obra. As fotos são procedentes do Concurso de Fotografias da Bruno Industrial, da Fundação Cultural de Campos Novos e do acervo de Benito Zandoná.
A jornalista Gisiane Cordeiro, assessora de comunicação da Bruno Industrial na época de produção, coordenou o projeto. Segundo ela, o livro Memórias em Fotos – Campos Novos Fonte de Inspiração, reúne conteúdos e imagens complementares, as quais não existem outros registros de tamanha grandeza em uma única obra. “Um trabalho para nos orgulhar muito, são quase 300 páginas repletas de histórias contadas por pessoas que viveram aquele momento”, reforça Gisiane.
O livro foi inicialmente produzido pela Agência Nativa,  posteriormente finalizado e publicado através do Projeto Tertulhão Cultural e Encontro de Gaiteiros, Pronac 201693, via lei de Incentivo à Cultura, com coordenação geral do Instituto Humaniza, apoio Galpão Caipora Viu, patrocínio da empresa Bruno Industrial e a Enercan Campos Novos Energia S.A, realização Ministério da Cultura, Governo Federal. 



Galeria de Imagens


Nome do Autor: Instituto Humaniza
Fonte da Publicação: Instituto Humaniza

Compartilhe: