PUBLICAÇÃO: Projeto Sabe o Lixo? Virou Arte inicia etapa de Alfabetização Cênica

Publicação
26/05/2022 - 16:39:00
Atualização
04/07/2022 - 13:38:56

Projeto Sabe o Lixo? Virou Arte inicia etapa de Alfabetização Cênica

Oficinas cênicas serão ministradas aos professores pelo grupo de Teatro Reminiscências.

As aulas de musicalização já finalizaram, mas o projeto Sabe o Lixo? Virou Arte segue ativo e entra em sua segunda etapa a partir da próxima semana. Desta vez as oficinas são voltadas a alfabetização cênica, ou seja, serão ministradas aulas de teatro para os docentes das escolas dos municípios de Catanduvas, Anita Garibaldi e Vargem Bonita. A proposta do projeto é continuar alinhando a educação artísticas a educação ambiental. O Grupo de Teatro Reminiscências é responsável pelas oficinas e irá fazer uso de materiais reciclados para compor os cenários e trabalhar com os professores. As oficinas iniciam em 31 de maio e vão até o dia 9 de junho.

O Grupo Reminiscências é um coletivo de pesquisa, criação e atuação dentro das artes cênicas, com foco em teatro e palhaçaria. Eles desenvolvem trabalhos com arte-educação, com oficinas para jovens em vulnerabilidade social e na formação de professores. Fundado em JoaçabaSC, em 19 de agosto de 2011. Ingrid Lucas, professora, atriz, palhaça e produtora cultural, iniciará os trabalhos a partir do dia 31 de maio. Nas oficinas vamos falar sobre os elementos da cena e veremos como podemos construir elementos a partir de materiais reciclados. Vamos conhecer os materiais que podem ser reutilizados para trabalhar o cenário e figurino. Ficamos muito felizes de estar há tanto tempo trabalhando e vendo a evolução dos trabalhos dos professores nas escolas. Estamos muito ansiosos para iniciar novamente mais um projeto do Sabe o Lixo? Virou Arte, conta a atriz.

O diretor de projetos do Instituto Humaniza, Dener Souza, destaca o papel dos professores na continuidade do projeto, por isso esta etapa é voltada especialmente para ajudá-los a adquirir o conhecimento nas artes para que possam ajudar os alunos na construção dos projetos que participarão do concurso artístico. “Esta etapa é voltada para a formação de professores, entendendo que eles são agentes propagadores de mudanças no ambiente escolar. Em seguida, após a formação, eles levarão este conhecimento para os alunos, estimulando-os a também propagar o que aprenderam para os demais”, diz Dener.

Durante este período, a presidente do Instituto Humaniza, Magna Regina ministrará palestras de capacitação e formação cultural para os professores das escolas participantes do projeto Sabe o Lixo? Virou Arte. A primeira palestra vai acontecer nesta quinta-feira, 26 de maio, em Vargem Bonita, Santa Catarina, com o tema: A Sustentabilidade da Vida com Abordagem em projetos Culturais – A Inteligência Emocional que Sustenta as Relações Humanas.

Este é mais um projeto fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura, produção cultural do Instituto Humaniza, patrocínio da Irani Papel e Embalagem S.A. e da Celesc Distribuição S.A., realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.


Galeria de Imagens


Nome do Autor: Instituto Humaniza
Fonte da Publicação: Instituto Humaniza

Compartilhe: