PUBLICAÇÃO: Projeto Inspirando Talentos e Semana Mais Cultura Mais Prevenção são lançados em Videira

Publicação
08/06/2022 - 15:40:00
Atualização
08/06/2022 - 15:58:14

Projeto Inspirando Talentos e Semana Mais Cultura Mais Prevenção são lançados em Videira

Focando no desenvolvimento humano através da arte e da cultura, o Instituto Humaniza idealizou mais um belo trabalho: o projeto Inspirando Talentos e a Semana Mais Prevenção Mais Cultura. Ambos os projetos aconteceram no município de Videira. O lançamento oficial da programação aconteceu na manhã de quarta-feira (01), no auditório da Unoesc de Videira. A presidente do instituto, Magna Regina Barp, e o diretor de projetos, Dener Souza falaram sobre a importância deste movimento educativo voltado para os mais jovens. O projeto tem o apoio do Grupo Emuvi, Escola de Artes e Música de Videira, e da Prefeitura Municipal de Videira.

O projeto Inspirando Talentos visa a formação cultural por meio da musicalização como ferramenta de qualificação cultural. Serão oferecidas aulas de acordeom, percussão, violão e canto para crianças e adolescentes. Além disso, objetiva-se criar uma orquestra composta por alunos do projeto. Serão realizadas apresentações (ou videoclipes) da orquestra, gratuitamente a população em geral, na cidade local e ou na região. O projeto conta também com palestras de formação cultural, como ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento do ser oferecidas como contrapartida social.

A Semana ‘Mais Cultura Mais Prevenção’ tem como objetivo principal sensibilizar crianças e adolescentes sobre as perspectivas de um futuro melhor inserindo-as em atividades culturais para proporcionar novas vivências, bem como despertar um senso de pertencimento melhorando seu aprendizado e inserção social, garantindo que possam expressar sua arte e sentir-se incluídos no meio em que vivem por meio da inclusão sociocultural.

Em entrevista à imprensa local, Magna falou sobre os bons resultados que virão desta colaboração. “É um prazer para nós anunciar a nossa filial em Videira e a parceria com o Emuvi no qual será proporcionado que o imposto gerado em Videira fique em Videira e seja utilizado em projetos culturais para crianças, adolescentes e professores. Queremos fomentar o setor cultural e gerar emprego e renda através da implantação do projeto”, declarou.

Juliano Lima, diretor Presidente do Emuvi, também comentou sobre a importância dos projetos. “O setor cultural sofreu nesses últimos dois anos. Agora   nós fomos atrás de parceiros para fomentar a cultura na nossa cidade. Nós fechamos esta parceria com o Instituto Humaniza que tem um grande ‘Know how’ e estamos trazendo os primeiros projetos que vão atender toda nossa comunidade”, afirmou.

A Prefeitura Municipal de Videira evidencia sua preocupação com a comunidade por promover alternativas para que os jovens elevem seus conhecimentos e expandam seus horizontes. Tais ações fomentam e conscientizam sobre a importância de atuar lado a lado às pessoas. A humanização acontece quando os projetos saem do papel e vemos na prática seus frutos no dia a dia da comunidade. O investimento em cultura e educação garantem resultados positivos na sociedade e o reflexo é visto a curto, médio e longo prazo.

Através da musicalização e do conhecimento promovido pelos projetos Inspirando Talentos e a Semana da Cultura, o município contribuirá para uma sociedade mais consciente, responsável, atuante e envolvida em ser agentes transformadores de mudanças, além de promover o resgate de jovens das drogas e violência. 


Galeria de Imagens


Nome do Autor: Admin

Compartilhe: