PUBLICAÇÃO: Projetos Sociais: Qual sua importância para a sociedade?

Publicação
08/07/2022 - 16:30:00
Atualização
08/07/2022 - 16:41:06

Projetos Sociais: Qual sua importância para a sociedade?

Os projetos sociais são essenciais ao desenvolvimento da sociedade. É um esforço solidário que visa estender a mão aos que vivem em uma situação de vulnerabilidade social. Uma grande parcela da população não tem condições de ter acesso a atividades extracurriculares. Algumas famílias mal conseguem oferecer o ensino básico aos filhos. Os projetos sociais surgem para resgatar e dar oportunidade para essas pessoas. Tais iniciativas promovem a cidadania e a consciência social, contribuindo para um mundo melhor e mais justo.

Há inúmeros relatos emocionantes de pessoas que participaram de projetos sociais durante a juventude e que tiveram sua vida e sua mente transformadas. A oportunidade lhes abriu novos horizontes. Em contra partida, a realidade do Brasil nos apresenta uma quadro  cruel no qual muitos jovens acabam se envolvendo no mundo do crime. O esporte, o lazer, a música, a arte, a dança são ferramentas úteis para resgata-los.

Como o Poder Público não supre esta demanda tão urgente, os projetos sociais mantidos pelas leis de incentivo surgem e tornam possível a promoção de atividades complementares. A população e as empresas podem fazer sua parte para contribuir para a cidadania e humanização de nossa sociedade. Como? Por meio de doações através do Imposto de Renda. O valor que voltaria ao Governo pode ser revestido para ações na comunidade que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Instituto Humaniza é responsável por inúmeros projetos socias que são um bálsamo na vida de muitas pessoas. O acesso a novos conhecimentos, que vão além das salas de aula do ensino regular, abre as portas para novas possibilidades e novos sonhos. Desde 2011, a entidade está engajada em promover um mundo melhor através de projetos, programas e treinamentos, utilizando recursos de leis de incentivos fiscais, editais e doações.

Os resultados são maravilhosos, mas o que está por trás de um projeto social? Desenvolvimento do escopo, aprovação e captação de recursos são algumas etapas. O diretor de projeto do Instituto Humaniza, Dener Souza esclareceu os detalhes deste processo.

 

Etapas de um projeto social

Etapa 1: Idealizar e elaborar um projeto com finalidade social ou cultural. Pode ser feito por uma empresa que produzirá um projeto conforme as disposições exigidas.

Etapa 2: Encaminhamento do projeto para aprovação através das Leis de Incentivo Fiscais como: Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, Fundo do Idoso; Funda da Infância e Adolescência, dentre outros.

Etapa 3: Captar recursos junto a empresas ou pessoas físicas através do Imposto de Renda.

Etapa 4: após o dinheiro captado, o projeto volta para o órgão de aprovação fazer uma segunda avaliação. Se estiver dentro dos ritos projetuais  o projeto é homologado para execução.  

Etapa 5: Execução do projeto

Etapa 6: Prestação de contas parciais e ao final de execução uma prestação final.


Galeria de Imagens


Nome do Autor: Instituto Humaniza
Fonte da Publicação: Instituto Humaniza

Compartilhe: