Projeto “Mateando Passado”

O projeto “Mateando Passado” (PRONAC: 232292) propõe a realização de formação cultural através de aulas e oficinas semanais de danças tradicionais gaúchas, produção e declamação de poesias, artesanato, indumentárias e penteados da tradição gaúcha. Ao final do projeto, serão realizadas apresentações públicas dos alunos.

Objetivo Geral

Salvaguardar o patrimônio imaterial da cultura gaúcha através da inserção de crianças e adolescentes neste universo, mantendo viva a tradição gaúcha.
 

Objetivos Específicos

Oferecer aulas/oficinas semanais de danças tradicionais gauchescas (categorias mirim, juvenil e adulto) com 2h de duração cada, durante 12 meses.
Oferecer aulas/oficinas semanais de produção e declamação de poesias (crianças e adolescentes) com cerca de 1h de duração, totalizando 8h/mês durante 12 meses.
Oferecer aulas/oficinas semanais de artesanato (crianças e adolescentes) com cerca de 2h de duração, totalizando 8h/mês durante 12 meses.
Oferecer 2 oficinas de 8 horas cada de indumentária gaúcha (totalizando 2 dias).
Oferecer 2 oficinas de 8 horas cada de penteados gaúchos para as prendas (totalizando 2 dias).
Realizar 3 palestras de formação cultural de 1h cada para a comunidade/pais/professores, com entrada gratuita, durante os 12 meses de execução do projeto.
Produto: Espetáculo de Artes Cênicas
Realizar 10 apresentações dos alunos do projeto em Coronel Freitas e região, com entrada gratuita, durante os 12 meses de execução do projeto.
 

Justificativa

O projeto visa estimular crianças e adolescentes a desenvolverem suas capacidades culturais, promovendo a inclusão e a convivência harmoniosa, independentemente de raça, sexo, filosofia de vida ou necessidades especiais. Busca democratizar, humanizar e empatizar os cidadãos, unindo-os para crescer e colaborar na formação de pessoas melhores para a posteridade. O projeto se enquadra nos incisos I, II, IV e VI do Art. 1º da Lei 8313/91, contribuindo para o livre acesso à cultura, a regionalização da produção cultural, a proteção das expressões culturais e a preservação do patrimônio imaterial gaúcho. Além disso, alinha-se aos objetivos do Art. 3º da Lei, fomentando a produção cultural e artística, preservando e difundindo o patrimônio cultural e estimulando o conhecimento dos bens e valores culturais.
 

Local e Período de Realização

Local: Coronel Freitas, Santa Catarina, Brasil.
Período: 01/01/2024 a 31/12/2024 – Prorrogado em 2025

 

Valores do Projeto

Valor Aprovado: R$ 485.801,40
Valor Captado: R$ 100.000,00

 

Proponente : CTG Centro de Tradições Gaúchas Mate Amargo
O projeto “Mateando Passado” é uma produção cultural do CTG Centro de Tradições Gaúchas Mate Amargo, com apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, conta com coordenação técnica do Instituto Humaniza, Patrocínio da FERTICEL INDUSTRIA DE FERTILIZANTES LTDA e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima