O projeto “Mateando Passado” (PRONAC: 232292) propõe a realização de formação cultural através de aulas e oficinas semanais de danças tradicionais gaúchas, produção e declamação de poesias, artesanato, indumentárias e penteados da tradição gaúcha. Ao final do projeto, serão realizadas apresentações públicas dos alunos.
Objetivo Geral
Salvaguardar o patrimônio imaterial da cultura gaúcha através da inserção de crianças e adolescentes neste universo, mantendo viva a tradição gaúcha.
Objetivos Específicos
•Oferecer aulas/oficinas semanais de danças tradicionais gauchescas (categorias mirim, juvenil e adulto) com 2h de duração cada, durante 12 meses.
•Oferecer aulas/oficinas semanais de produção e declamação de poesias (crianças e adolescentes) com cerca de 1h de duração, totalizando 8h/mês durante 12 meses.
•Oferecer aulas/oficinas semanais de artesanato (crianças e adolescentes) com cerca de 2h de duração, totalizando 8h/mês durante 12 meses.
•Oferecer 2 oficinas de 8 horas cada de indumentária gaúcha (totalizando 2 dias).
•Oferecer 2 oficinas de 8 horas cada de penteados gaúchos para as prendas (totalizando 2 dias).
•Realizar 3 palestras de formação cultural de 1h cada para a comunidade/pais/professores, com entrada gratuita, durante os 12 meses de execução do projeto.
Produto: Espetáculo de Artes Cênicas
•Realizar 10 apresentações dos alunos do projeto em Coronel Freitas e região, com entrada gratuita, durante os 12 meses de execução do projeto.
Justificativa
O projeto visa estimular crianças e adolescentes a desenvolverem suas capacidades culturais, promovendo a inclusão e a convivência harmoniosa, independentemente de raça, sexo, filosofia de vida ou necessidades especiais. Busca democratizar, humanizar e empatizar os cidadãos, unindo-os para crescer e colaborar na formação de pessoas melhores para a posteridade. O projeto se enquadra nos incisos I, II, IV e VI do Art. 1º da Lei 8313/91, contribuindo para o livre acesso à cultura, a regionalização da produção cultural, a proteção das expressões culturais e a preservação do patrimônio imaterial gaúcho. Além disso, alinha-se aos objetivos do Art. 3º da Lei, fomentando a produção cultural e artística, preservando e difundindo o patrimônio cultural e estimulando o conhecimento dos bens e valores culturais.
Local e Período de Realização
Local: Coronel Freitas, Santa Catarina, Brasil.
Período: 01/01/2024 a 31/12/2024 – Prorrogado em 2025
Valores do Projeto
Valor Aprovado: R$ 485.801,40
Valor Captado: R$ 100.000,00