PROJETO: MÚSICOS DO CONTESTADO

O Projeto Músicos do Contestado oferece aulas de musicalização em escolas públicas, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social. As aulas abrangem uma variedade de instrumentos, como flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofones, trompete, trombone, e percussão sinfônica. O projeto também garante a continuidade das Bandas Sinfônicas formadas pelos alunos, que se apresentam gratuitamente para a população.

Hoje o projeto oferece aulas de musicalização com instrumentos de sopro e percussão a cerca de 780 crianças nas cidades de Caçador-SC, Videira-SC, Lebon Regis-SC e Fraiburgo-SC.

O projeto Músicos dos Contestado conta também com as Bandas Sinfônicas Augusto Francio, e Salézio Kindermann, formadas por cerca de 120 crianças e adolescentes.

Além da Banda sinfônica ministrada pela Maestro Marcos Arcari, o projeto conta também com duas Orquestras de flauta doce sob a regência do professor Víctor Siqueira Bilhar juntamente a professora Andrieli. Nas duas orquestras, são atendidas mais de 50 crianças sendo do bairro Martello e/ou, divididas nos seguintes instrumentos: 

16 sopranos, 4 contraltos, 5 tenores, 8 baixos e 1 cajon. Por enquanto, apenas uma orquestra está instrumentalizada sendo a outra, mais recente e passando pelo processo de musicalização.

Objetivo Geral:

Tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à prática musical, promovendo a inclusão sociocultural e o desenvolvimento de novos talentos.

Benefícios:

  • Aulas semanais de diversos instrumentos musicais durante 12 meses.
  • Ensaios regulares e apresentações públicas gratuitas das Bandas Sinfônicas.
  • Contribuição para a formação cultural e social de crianças e adolescentes em regiões com alta desigualdade social e violência.

O projeto é essencial para a região, oferecendo oportunidades de desenvolvimento cultural para comunidades que não teriam acesso a esse tipo de qualificação.

O projeto é desenvolvido com base na lei de incentivo à Cultura e conta com o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar, da Prefeitura Municipal de Caçador, Secretaria Municipal de Caçador, Instituto Humaniza, Hotel Kindermann, Arte e Stylo Decorações, Uniarp, Imobiliária Bello, Daniela Tombini, Unoesc, MeioOeste Ambiental e AB Laminados. E patrocínio das seguintes empresas: Baú Madeiras, Móveis Rotta, Guararapes, Videplast, Dupla Química, Alfa Transportes, Frameport, Adami, Carboni Fiat, Auto Coletivo Caçador, Viposa, Lamipack Embalagens, Delta Veículos e Fischer Frutas.

Compartilhe:

Rolar para cima