O projeto cultural visa a revisão e impressão da segunda edição do livro “Indumentária Gaúcha: dos bailes antigos aos tablados”. A obra é uma aprofundada pesquisa histórica que busca resgatar e salvaguardar a originalidade das vestimentas gaúchas, que vêm se perdendo com a modernização.
A primeira edição, financiada pela Lei Rouanet, esgotou-se rapidamente. A obra tornou-se uma referência basilar para o Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG/SC), sendo utilizada como guia oficial para os trajes em concursos culturais e artísticos no estado.
Objetivos do Projeto:
- Revisar e atualizar a obra com novas informações e fotos.
- Imprimir 500 exemplares da segunda edição do livro.
- Distribuir gratuitamente os exemplares em bibliotecas, escolas, universidades e para agentes culturais de Santa Catarina, democratizando o acesso à informação.
- Fortalecer a cultura tradicionalista, que possui grande relevância em Santa Catarina, com centenas de CTGs e entidades similares em atividade.
O livro, com mais de 500 páginas e 550 imagens, aborda temas como tecidos, cores, combinações e costumes da vestimenta festiva, além de apresentar pinturas, poemas e contribuições de renomados mestres da cultura gaúcha. A publicação visa dar ciência à comunidade sobre o papel fundamental do movimento gaúcho como ferramenta de educação, resgate do patrimônio imaterial e geração de renda.
Proponente: Giovani Primieri
Coordenação Técnica: Instituto Humaniza
Valor Aprovado (PIC/FCC): R$ 149.400,00