O projeto “Sabe o Lixo? Virou Arte!” promove arte e educação sustentável através de oficinas de música, teatro e pedagogia.
O projeto ‘Sabe o Lixo? Virou Arte!’, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Instituto Humaniza e patrocínio exclusivo da Irani Papel e Embalagem S.A e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, tem impactado positivamente várias comunidades ao longo deste ano. Com apoio financeiro do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente de Água Doce/SC e da Prefeitura Municipal, o projeto busca integrar arte, educação e sustentabilidade através de diversas oficinas voltadas para professores e agentes culturais.
Atividades em Água Doce/SC
Em Água Doce, onde o projeto conta ainda com o apoio financeiro do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente de Água Doce e da Prefeitura Municipal, e busca integrar arte, educação e sustentabilidade através de diversas oficinas voltadas para professores e agentes culturais, este ano já foram oferecidas oficinas de Música, Teatro e Projetos Pedagógicos para professores com a abordagem sobre a importância de práticas sustentáveis e artísticas no ambiente escolar, como por exemplo a oficina do Grupo Patubatê com música instrumental a partir da construção de instrumentos com materiais recicláveis.
Oficinas em Ponte Serrada/SC e Vargem Bonita/SC
Entre os dias 16 e 19 de agosto, os professores de Ponte Serrada e Vargem Bonita, participaram de oficinas de alfabetização cênica, ministradas pelo Grupo Reminiscências Teatro. A iniciativa ofereceu uma combinação única de aprendizado e diversão, integrando técnicas teatrais ao processo educativo.
Oficinas em Balneário Pinhal/RS
Nos dias 13 e 14 de agosto, os professores de Balneário Pinhal, também participaram das oficinas de alfabetização cênica. Essa ação visou enriquecer a prática pedagógica com o uso de técnicas teatrais, promovendo um ambiente educativo mais dinâmico e inclusivo.