Projeto EnvelheSer promove saúde e cultura para idosos em Celso Ramos

O Projeto EnvelheSer em Celso Ramos promove saúde, cultura e resgate histórico para idosos, fortalecendo sua autonomia e interação social.

O Projeto EnvelheSer, em execução no município de Celso Ramos-SC, tem sido um pilar importante para a comunidade idosa, promovendo atividades que vão além do simples entretenimento. Com foco em idosos acima de 60 anos, tanto da área urbana quanto rural, o projeto oferece uma série de oficinas e atividades que visam melhorar a qualidade de vida, fomentar a autoestima e promover a interação social entre os participantes.

Na última semana, as atividades de fisioterapia foram destaque. Essenciais para manter a mobilidade, fortalecer os músculos e prevenir quedas, essas sessões não só melhoram a saúde física dos idosos, mas também contribuem para sua autonomia e bem-estar geral. A fisioterapia é apenas uma das várias iniciativas do projeto, que também inclui aulas de canto coral, dança e rodas de conversa denominadas “Reconstruindo o Passado” e “Eternizando Momentos”. Nessas rodas, os participantes compartilham suas histórias de vida, que são documentadas em vídeo, garantindo que suas memórias e experiências sejam preservadas para as futuras gerações.

O projeto se destaca não apenas pela sua proposta de lazer e recreação, mas também pelo compromisso com o resgate histórico e cultural da comunidade, integrando a memória dos idosos ao patrimônio imaterial da região. Em tempos em que o envelhecimento populacional é uma realidade crescente, iniciativas como o EnvelheSer são fundamentais para garantir que os idosos possam viver essa fase da vida com dignidade, saúde e integração social.

O EnvelheSer é uma realização do Instituto Humaniza, com apoio da Associazione Triveneta di Celso Ramos e patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A. A iniciativa é viabilizada pelo Fundo Municipal do Idoso, com o apoio da Prefeitura Municipal de Celso Ramos, Câmara Municipal e a realização do Conselho Municipal do Idoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima