Palestra no Celeiro da Tradição, em Campos Novos (SC), destacou cultura e folclore gaúcho, promovendo conhecimento e valorização do legado tradicionalista.
O Celeiro da Tradição, de Campos Novos (SC), realizou no último sábado (02) a palestra “Cultura, Folclore, Tradição e Tradicionalismo Gaúcho”, ministrada por Giovani Primieri, pesquisador, escritor, instrutor e membro fundador da entidade.
São João na Nossa Tradição II
A palestra faz parte das atividades do projeto São João na Nossa Tradição II, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Celeiro da Tradição, coordenação técnica do Instituto Humaniza, patrocínio da Enercan e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
O evento que serviu de aprendizado e reflexão, Primieri destacou a importância de promover o conhecimento cultural como parte das atividades do grupo. “Sempre temos alunos novos chegando no Celeiro, e promover conhecimento além das aulas de dança é fundamental para que faça sentido tudo que se leva ao palco e nas apresentações”, afirmou. O intuito é formar os dançarinos e cidadãos conscientes sobre os valores das tradições que representam.
A iniciativa realizada neste sábado buscou enriquecer o repertório cultural dos participantes, que têm o Celeiro da Tradição como um espaço de valorização e preservação do legado gaúcho a fim de que a cultura e o folclore permaneçam vivos e relevantes para as próximas gerações.