Lançamento do Projeto “Hoje a Aula é no Teatro” Leva Cultura e Formação para Escolas de Joaçaba.

Iniciativa, que conta com o patrocínio da Scherer Autopeças e Celesc via Programa de Incentivo à Cultura (PIC), foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (16) no Teatro Alfredo Sigwalt.

Joaçaba, 17 de julho de 2025 – a SULIARTE, lançou oficialmente na noite de ontem (16) o projeto “Hoje a Aula é no Teatro”. O evento de lançamento, realizado no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba/SC, contou com a apresentação especial da peça “Tempos de Poesia” do Grupo Teatral Reminiscências e marcou o início de uma jornada que promete transformar a relação de centenas de estudantes da rede pública com as artes cênicas.

Com um forte propósito de formação de plateia, o projeto idealizado pelo proponente Cleucir Sulenta visa levar a vivência teatral completa para alunos de 6 a 13 anos. A iniciativa abrange desde oficinas de teatro nas escolas, que preparam os jovens para a experiência cultural, até a apresentação da peça “Criançar”. O projeto é realizado com o incentivo do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com o patrocínio da Scherer Autopeças e da Celesc.

Uma Imersão Completa no Universo Teatral

O “Hoje a Aula é no Teatro” se destaca por sua abordagem integrada. Antes de assistirem ao espetáculo, os estudantes participarão de 120 horas de oficinas em suas próprias escolas. Ministradas por três oficineiros, as aulas abordarão não apenas técnicas teatrais, mas também a importância da cultura, o comportamento adequado em espaços culturais e o respeito aos artistas.

“Observamos uma diminuição no espaço e no respeito pela arte do teatro, em parte pela falta de uma formação cultural sólida nas escolas”, justifica o projeto. A iniciativa surge como uma resposta a essa desvalorização, buscando requalificar a arte teatral e reconectar as novas gerações com seu poder transformador.

Após a preparação, os alunos serão levados ao Teatro da Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba para assistir à peça “Criançar”, apresentada pelo premiado Grupo Teatral Reminiscências. Serão realizadas vinte apresentações de 40 minutos cada, de forma quinzenal.

Formação para Educadores e Impacto Social

O projeto não se limita aos alunos. Professores da rede pública também serão contemplados com um ciclo de 10 palestras sobre cultura, teatro e a importância dessas práticas no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo a conexão entre a arte e a pedagogia. Todas as ações do projeto, incluindo as oficinas, apresentações e palestras, serão gratuitas para o público-alvo. A iniciativa também representa um importante fomento para a economia criativa local, gerando emprego e renda de forma direta e indireta para artistas, técnicos e outros profissionais da região.

 

Equipe de Destaque e Acessibilidade

A coordenação do projeto está a cargo de Cleucir Sulenta, licenciado em Artes Cênicas e com MBA em Gestão de Eventos. A execução artística fica por conta do Grupo Teatral Reminiscências, que desde 2011 atua como um polo difusor de arte na região Oeste catarinense, com participações em festivais nacionais e internacionais. A equipe conta ainda com os oficineiros Fábio Luis Libardi, Ingrid Alfonso Lucas e João Tomás dos Santos Neto.

O projeto garante a acessibilidade em todas as suas ações comom intérprete de libras, audiodescrição realizada pelos próprios artistas e espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tanto no teatro quanto nas escolas participantes.

O cronograma do “Hoje a Aula é no Teatro” se estenderá de agosto de 2025 a julho de 2026, prometendo um ano de imersão cultural e aprendizado para a comunidade escolar de Joaçaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima